quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sempre pode ser pior

Alguém me perguntou no formspringme/marcelealencar se pior seria se pior fosse. Eu respondi com uma frase em que acredito muito: O PIOR É INESGOTÁVEL. Quem me disse isso pela primeira vez foi um querido amigo dos tempos de faculdade e eu fiquei meio tonta com a afirmação e achei que ele fosse muito pessismista (característica que não tem na-da-a-ver comigo). Mas hoje, depois de uns solavancos da vida, eu entendo o que ele quis dizer.

Se a gente parar para pensar, tudo sempre pode ser pior. Eu uso como exemplo uma pessoa que mora na rua. Pior que morar na rua, é morar na rua com filhos. Pior que morar na rua com filhos é dormir na rua. Pior que dormir na rua é dormir na rua em dia de chuva. Pior que dormir na rua em dia de chuva é ter tuberculose e dormir na rua em dia de chuva... E por aí vai. Não tem fim o que pode ser pior. Mas essa constatação tem um revés. Muitas pessoas acham que, porque sempre pode ser pior, você tem de agradecer ou se conformar com a situação muito ruim pela qual passa. Dá pra entender? Sempre chega alguém pra dizer: "Mas olha, não fique triste assim, poderia ser pior! Você e seus filhos tem saúde. Você é inteligente, bonita, nova, capaz..." ou "Ele poderia ter ficado aqui tetraplégico".

Eu mesma já sofri esse tipo de julgamento alheio. Gente vindo me dizer que tem muitas pessoas em situação muito pior que a minha, que eu não sou a única nem a última viúva no mundo e que eu estava fazendo um espetáculo da minha dor. E, sim, é verdade, tem gente sofrendo muito mais que eu, em situações que eu não quero nem posso pensar nesse momento (vide:http://lucianaewoltony.blogspot.com/). E, cá pra nós, eu não faço espetáculo da minha dor. Muito pelo contrário, eu vou à terapia para descobrir se a minha forma pragmática de lidar com tudo isso não é um mecanismo de fuga; eu sento naquele sofá e exponho grande parte do que eu digo aqui; eu não choro em público, eu não lamento, eu não vivo dobrada de dor, eu saio de casa com amigos, eu resolvo as burocracias todas sem lacrimejar... Às vezes, é difícil demais e as lágrimas caem e eu fico escondida num cantinho e choro o que vem de uma vez só. Mas na maior parte do dia, eu aguento minhas dores de pé, de frente, de cabeça erguida e sem pena de mim.

Isso não é uma fuga é apenas uma forma de lidar com tudo isso. É a minha maneira (viu, Freda?) de viver o luto. Eu não visto uma máscara de felicidade, mas eu sei reconhecer que não sou mulher de lamentações, de autopiedade, de mimimimi... Hoje eu entendo porque a Nara me disse que eu era uma rocha, porque a Vivian me disse que eu sou forte e foi justamente por isso que ele me escolheu (porque sabia que eu aguentaria o tranco, porque sabia que eu resolveria tudo, porque sabia que eu criaria nossos filhos para a felicidade, sendo eu mesma exemplo disso).

O pior é inesgotável, é fato. Mas não é por isso que eu vou fingir que não é muito ruim ter uma tragédia na história e também não é por isso que eu vou me dobrar. Eu vou em frente, sorrindo e chorando, vivendo e aprendendo e ensinando e dando exemplo a dois pequenos, para que eles entendam que estar vivo é um presente e que tudo que a gente tem de verdade é o que a gente é e a maneira como encara a vida.

9 comentários:

Sofia disse...

Na verdade Marcele é pq a maioria das pessoas adoram ver o sofrimento das outras. Muitas vezes é melhor olhar para o outro e ter pena do outro que olhar para sua própria vida e fazer algo por ela. Melhor olhar a desgraça alheia e achar q sempre poderia ser pior. É chocante vermos na verdade alguém que se reerga tão rápido. Não acredito que isso seja uma fuga. Um mecanismo de defesa quem sabe, mas algumas coisas temos q aprender a lidar, e vc encontrou....Viva da forma q vc sabe q aguenta e pronto. Vc não tem q ser a pobre coitada, e nem precisa disso !!!
Bjo

Accácia disse...

Vc tem razão em não se culpar e seguir sua vida da forma que acha que deve.nem todos vivenciam o luto da mesma forma!
E realmente:as coisas sempre podem piorar!
Mas já notei que vc sempre descobre um jeito de olhar o caminho mais florido,né?Faz muito bem!
Beijo!

Unknown disse...

chorei de novo e de novo de felicidade , de emoção.
Emoção por ver que alguma palavrinha minha fincou raíz dentro de ti. Felicidade porque agora (mais cedo que imaginei) tu sabe que é sim uma rocha. Emoção e felicidade por saber que outras palavras "minhas" como: teus filhos vão se orgulhar MUITO de ti, logo serão percebidas também...
Eu gosto tanto de ti e desejo tanto a tua felicidade que tu nem sabe.

Marina disse...

Marcele
Você não precisa mostrar sofrimento para ninguém. Quem gosta de você, dos seus filhos e do Thiago com certeza quer ver seu sorriso, sua força e sua volta por cima. Faça isso no seu tempo e da melhor forma para você. Eu torço para que você esteja a cada dia melhor!
Um beijo,
Marina

Kamyla disse...

Marcele, me vejo bastante em vc... é exatamente assim que passo por cima das dificuldades( q não tenho o direito de comparar às suas e nem pretendo)...
Seus filhos, quando entenderem, irão se orgulhar demais da mãe que possuem...
E pessoas para falarem o que quiserem sempre irão existir...
Fica bem.
Gde bjo.

Marcello-dm disse...

Lição de vida!

Izabel disse...

Todos os dias uma nova emoção,uma nova lição,um novo refletir...
Como podem existir pessoas que não consigam enxergar o óbvio?
Cegueira real...
Quem realmente aprendeu com o que conheceu do Thiaguinho,de você,do amor,das pessoas,dos reais valores,da vida...jamais terá coragem de pensar que existem coisas piores.
Que o bom Deus te encha de LUZ,coragem,força,amor...e que não percas nunca,sua tão visível tendência pela felicidade!!!
Bjokas no coração!

Re disse...

Marcele, fiquei pasma com o post, parece que ele foi escrito por mim..principalmente a parte de ir para terapia para entender se a forma que vc esta lidando com tudo isso eh normal..eu estou nesse mesmo dilema, estou firme, estou forte, as vezes me derrubo, mas no fundo tenho medo de que esteja fugindo dos meus reais sentimentos..que louco isso. E nao se preocupe com o que os outros dizem, so vc sabe a cruz que vc esta carregando. Bjs e bom final de semana

Unknown disse...

vc me supreende a cadadia , admiro vc demaissssssssssssssssssssssss. SEMPRE DISSE FORÇA E É OQUE TE DESEJO E COM CERTEZA VC JÁ TINHA .
BJUSSSSSSSSSSSSSSSSSS