terça-feira, 17 de agosto de 2010

Decidido

Todo mundo tem dúvidas. A gente sempre hesita antes de decidir. Porque escolher uma coisa significa abrir mão de outra, ou pior: de outras. Escolher siginifica pegar uma das opções e deixar todas as outras escaparem. Escolher quer dizer que você achou que aquilo ali era o melhor que tinha à disposição. Nem sempre a melhor opção, mas a mais viável, a mais fácil. Vai saber os quesitos que levam à tomada de uma decisão. É pessoal. Cada um, cada um. Escolher nunca é fácil. Escolher é um processo doloroso. Escolher faz queimar o tutano. Escolher causa sofrimento, frio na barriga, um destempero, algumas lágrimas...

Mas aí a gente decide ou alguém decide pela gente - quando não conseguimos tomar uma decisão; ou a vida cumpre seu papel dando rumo às pendências. Enfim a decisão se concretiza, e passa o tempo, e a gente percebe que não poderia mesmo ter sido diferente. Por mais dor que tenha causado, por mais sofrimento e frio na barriga e noite acordado e lágrimas derramadas e tudo mais.

Mas a delícia no processo de decisão é quando você decide por sua conta e risco, entre todas as opções viáveis, você esolhe uma. Você - adulto, responsável, razoável, ajuizado - escolhe algo, decide por aquilo, opta. Depois de passado um tempo, percebe que fez a escolha certa, que foi maduro por decidir aquilo, que foi prudente em tomar as rédeas da história antes que fosse tarde demais. Você se sente orgulhoso por não ter deixado a vida ou outrem fazer isso por você. Se sente seguro para o futuro, para encarar as muitas outras decisões que virão. A delícia estar em se descobrir capaz. Decidir, decidido!

3 comentários:

Yonara disse...

Eu que o diga! Estou passando por esse processo de escolha agora. E sofrendo e chorando, com frio na barriga, com insônia, falta de apetite e tudo o que o processo traz, como vc tão bem definiu.

Yonara disse...

Ah, esqueci de dizer que seu post de hoje foi feito pra mim. Ai, bem em cima da ferida!

Suellen Galvão disse...

E quando a gente, decidida, toma a decisão errada pensando que era certa??