segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Deveria ser

"Se a morte tem um oponente, não é a vida, é o amor. É a única coisa que pode fazer alguma diferença diante da magnitude da morte, da onipresença da morte, da longevidade da morte: sim, porque a morte, a partir do momento que ocorre, passa a ter um período de duração infinito, e antes de virmos ao mundo ela também já existia nessa mesma infinitude de trás pra frente. Onde estávamos antes de nascer? De certa forma, mortos também. Nossa vida é apenas uma brecha de tempo entre duas ausências acachapantes. E para justificar esse breve intervalo de vida e enfrentar a soberania da morte, só mesmo amando." ("O contrário da morte" - Martha Medeiros In: Doidas e Santas)

E eu concordo. É isso mesmo. É só por amor que vale à pena. É só o amor que justifica estar em pé, respirar, levantar da cama todo dia... Não falo só de amor sexual, mas eu falo de amor, em sentido amplo. O que me fez sobreviver foi um amor latejante. O que move as pessoas no mundo são amores, ou sua versão exagerada: a paixão. Mas estamos todos aqui nessa brecha de tempo para isso. E se não for para se jogar em tudo, pra quê então?

É disso que eu falo o tempo todo e ninguém entende. A gente tá aqui pra amar e ser feliz. Só isso. Simples assim. Não precisa de um motivo transcendental. Não precisa de uma vida após a morte para que esse gerúndio seja valioso. E se conseguirmos viver uma vida inteira de amor, será uma vida intensa, será uma vida primorosa, será uma vida inesquecível, seremos pessoas adoráveis, memoráveis, invejáveis... Seremos felizes, enfim! É esse o tal dO SEGREDO?!?! Acho que sim.

Porque o resto é perecível, é descartável, é renovável, é mutável; mas o amor torna qualquer coisa banal em extraordinária. Deveria ser só esse nosso objetivo. Deveria ser só isso nosso pedido para o gênio da lâmpada. Deveria ser só esse nosso anseio. Deveria ser...

3 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei até emocionada... Passei o final de semana pensando nisso e lendo Doidas e Santas. As pessoas não entendem algo tão fácil.

Sua fã;

Lidiane Dantas

Anônimo disse...

pra mim, é!
Juna

Anônimo disse...

"Gênio da Lâmpada = DEUS!!!