sábado, 4 de dezembro de 2010

Escolhendo

A gente pode enfrentar um leão por dia. Pode comer o pão que o diabo amassou. A gente pode perder o chão, levar uma rasteira, uma topada de levantar a unha do dedão. A gente pode dormir todos os dias banhado em lágrimas e com a sensação de que tem uma estaca presa no coração. A gente pode sentir desfalecer diante de tantas notícias ruins. Pode querer dormir e esperar só o tempo passar até chegar ao final de tudo. A gente pode reclamar do mundo, da brutalidade, da crueza dos dias, da aridez das relações, da falta de tudo. Pode reclamar do vizinho que estaciona mal, do engarrafamento que piora a cada dia, da falta de planejamento público, do descaso dos governantes. A gente pode chorar a dor de perder quem se amava demais, a dor de ver alguém muito querido muito doente, a dor de não ser reconhecido, a dor de não ser amado em reciprocidade, a dor de traições e de indiferença, a dor pela dor do filho. A gente pode se deparar diariamente com muitos e infinitos motivos para fundo do poço. Se se quiser mesmo, a gente pode perder o brilho, o ânimo e a alegria por estar aqui. Se se procurar bem, a gente encontra razões para ficar lá embaixo mesmo, no escuro, sem saída, encurralados pelas dores todas.

Mas a verdade é que a gente também pode escolher o que priorizar, em que se concentrar e o que relevar. E assim todos os dias é possível escolher sorrir de si mesmo quando levar uma topada; dormir lembrando de momentos que, de tão bons, fizeram faltar ar; sonhar com alguém que faz o coração bater descompassado; rir lembrando da gargalhada impagável daquele neném mais gostosurento; ver sonhos e projetos mais próximos de serem concretizados e se sentir realizado por isso... A gente pode dar um abraço bem apertado em alguém que só precisa mesmo disso; pode deixar as lágrimas correrem por causa daquelas lindas flores com um cartão que vale mais que mil gestos; a gente pode sair pra dançar com amigos e perceber que nunca se está velho demais para isso; pode sair para beber e ter a melhor noite de conversa da vida; pode simplesmente segurar a mão de alguém em silêncio e dar todo conforto que é necessário. A gente pode aproveitar uma tarde inteira só brincando com os pequenos e descobrir que a gente é muito mais cuidado por eles que cuida deles. Pode viajar para lugares que nunca visitou e se apaixonar por lá e pode voltar para os lugares por que se apaixonou antes. A gente pode encontrar todos os dias pequenas coisas mínimas que fazem valer a pena. E, sabe, é isso que impulsiona a gente para enfrentar todos os leões e motoristas loucos e o trânsito caótico e as notícias trágicas do Jornal Nacional.

Se eu posso escolher, eu escolho viver e ser feliz. Todo dia.

7 comentários:

Felicidade vem em 1º... disse...

Só vc viu marcele.... Como não acreditar em Deus, com palavras desse nível? Vc tem um toque iluminado de mostrar a dor e remédio ao mesmo tempo.

Um abraço.

Mima D. disse...

Obrigada mais uma vez por me mostrar que vale a pena ser feliz ao invés de sofrer.
Bjs

Mita disse...

"Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpaaaa!"

Izabel disse...

Deus EXISTE!
Existe em sua vida...
Existe em você que nos enche de LUZ, com suas palavras de amor verdadeiro...
Existe em nós seus filhos que simplesmente queremos ser FELIZES,apesar...
Meu grande beijo no coração!!!

Anônimo disse...

Existem pessoas que nascem com uma vocação especial. A vocação de ser feliz! Elas se agarram com unhas e dentes à voz que soa no fundo de suas almas que diz que nada pode separá-las da felicidade, não importa o que aconteça... E elas simplesmente são felizes, não importa o que aconteça. Você é uma delas, Marcele. Esqueci de te dizer no salão... rs. Você nasceu com a vocação de ser feliz! E está exercendo-a com maestria. Parabéns!
Bjo,
Rafa!

Idê Maciel disse...

Cele, é isso mesmo: a vida É feita de escolhas e todo os dias, percebendo ou não, estamos fazendo uma!
Mita, coments ai de riba d'eu... aqui em casa também tem um poço de água limpa, foi nessa água QUE EU BANHEI MEUS FILHOS (A cELE ENTRE ESTES) E SIGO BANHANDO MEUS NETOS, VIU?

Cele disse...

Rafa, Obrigada pelo carinho e pela companhia lá no Salão! Foi ótimo conhecê-la!