terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Cartas para você XXI

Thi,

Hoje foi a aula da saudade da sua turma da residência. E foi lindo ver o quanto você é querido, o quanto você marcou a vida de tanta gente. Foi realmente especial saber que não é só a gente, de dentro de casa, que sente o coração moído por essa sua partida precoce. Do diretor do hospital mental à auxiliar de limpeza, todo mundo veio falar com a gente sobre você.

Seu nome foi mencionado no discurso do orador, Davi, que ressaltou que a presença de todos seus familiares era sinal da sua presença ali. Seu nome está na placa, ainda que o in memoriam aperte o nosso peito. Você foi o primeiro nome a ser chamado pelo Diretor do Hospital para receber o diploma e, antes de me entregar, o ele fez questão de ressaltar a sua atuação lá, sua importância, sua competência... É incrível perceber que a característica que te define é o carinho para com tudo, mozinho. Você apareceu no vídeo com fotos, e as palavras eram todas de saudade.

Tenho certeza de que hoje seria um dia de felicidade e alívio para você. Tenho certeza de que estaríamos eu, seus pais, seus irmãos, sua cunhada e sua tia lá naquele auditório, papocando de orgulho de você. Tenho certeza de que seus amigos vão fazer tanto sucesso quanto eu sei que você faria. Ah Thi, eles foram tão delicados comigo. Entregaram-me uma rosa por estar presente.

Sabe, conter as lágrimas foi bem difícil... Em alguns momentos, eu não conseguia parar de tremer, o coração palpitando, um aperto que parecia torcer meu peito... Eu nem sei de onde vem a força que me impede de desabar, de chorar ali, alto, com soluços, como no dia um. Eu não sei como eu consegui ficar de pé e sorrir. De uma coisa eu sei: foi lindo estar lá, foi ótimo pensar em como seria se não, e foi maravilhoso perceber que absolutamente nada, nenhum aspecto da sua existência foi em vão. Nada em você era mais ou menos, Thi. NADA.

Senti muito sua falta hoje, falta de segurar sua mão, falta de encher o peito de orgulho por mais uma conquista que não deu tempo de você concluir. Eu sempre soube que não era só aquilo ali que determinava o psiquiatra que você era, mas o que batia dentro de você. Acho que foi isso que eles reconheceram ao entregar o certificado pra mim. Como eu disse em algum lugar: você era médico de almas, por isso, psiquiatra.

Muito orgulho ainda por aqui...
Ainda saudade. Ainda Amor.

Moreninha

5 comentários:

O Divã Dellas disse...

Vocês são abençoados por tanto amor. Por um encontro lindo. Uma partida... E, com certeza, um reencontro.
A vida não é só isso aqui. Com certeza não é.
Beijo e PAZ.
Cinthya

Breve Leonardo disse...

Por minha grande falta de jeito, mas com o desejo de também partilhar o espírito desta quadra, partilho de Vitorino Nemésio, um outro Natal,

«Percorro o dia, que esmorece
Nas ruas cheias de rumor;
Minha alma vã desaparece
Na muita pressa e pouco amor.
Hoje é Natal. Comprei um anjo,
Dos que anunciam no jornal;
Mas houve um etéreo desarranjo
E o efeito em casa saiu mal.
Valeu-me um príncipe esfarrapado
A quem dão coroas no meio disto,
Um moço doente, desanimado…
Só esse pobre me pareceu Cristo.»

Com um sincero desejo de uma quadra plena,
Um imenso abraço,

Leonardo B.

Anônimo disse...

Eu acho lindo seu blog, leio ele a bastante tempo.Ja chorei qndo vc diz q chorou, ja sorri com as historia do Matheus.
E hj resolvi deixar de ser anonima e comentar p te desejar um FELIZ NATAL, QUE DEUS ABENÇOE GRANDIOSAMENTE SUA VIDA NESSE NOVO ANO Q ESTA CHEGANDO, QUE ENCHA SEU CORAÇÃO DE PAZ,AMOR, SABEDORIA PARA PASSAR POR CIMA DAS DORES, DOS PROBLEMAS DE TUDO Q FOR PRECISO.QUE ESSE ANO DE 2011 VENHA PARA ALEGRAR SUA VIDA.

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE COISAS BOAS , OTIMAS, PQ NAO TE CONEHCO MAS PELO OQ EU LEIO DE VC , VC MERECEE TUDO DE BOM.E QUE AQUI DE LONGE ,MESMO SEM TE CONEHCER , EU TORÇO POR VC.

Abrss

´Maíra Pinheiro

Cele disse...

Maíra,

Muito obrigada pelas palavras e por sair do anonimato. Tenha certeza de que todo carinho e preces e orações e pensamentos positivos chegam até a gente e não me deixam vacilar aqui.

Tudo de mais maravilhoso em 2011 para todo mundo!

Izabel disse...

Mais uma carta...mais um emoção...mais um aprendizado,uma LIÇÃO!
Não foi por acaso que você ESCOLHEU e foi a ESCOLHIDA!!!
A vida terrena foi curta,mas... intensa,RICA,e simplesmente INESQUECÍVEL,para todos que tiveram a honra de conviver um pouquinho que fosse,com ele...seu Thi,bebeim,Thiaguinho,Gancho...amor,dedicação,amizade,
profissionalismo,felicidade...
Acredite,continue lutando,faça tudo o que puder para realizar os sonhos que vocês sonharam juntos,e siga como ele gostaria que seguisse,assim,além do homenageá-lo com certeza,lhe fará sentir-se melhor,próxima de alguma forma.
Vai passar!!!Ele e ele estão com você e suas pequenas bençãos,que um dia serão GRANDES HOMENS como o pai!
Meu beijo no coração,e uma vontade enorme de te abraçar!