quinta-feira, 10 de março de 2011

Das cinzas

Fica muito fácil perceber que a vida da gente não segue um script depois que acidentes acontecem. Fica muito mais fácil entender que é tênue, que é mínima a distância entre o que é certo e o que simplesmente não existe. É muito mais fácil relativizar as coisas, minimizar o tamanho dos problemas, concentrar no que efetivamente é prioridade e viver mais tranquilamente.

É impressionante perceber a sensação de liberdade que a gente conquista depois de superar o pior de todos os momentos. Liberdade que permite que se arrisque mais, que se despoje de preconceitos e contra-argumentos, que se desfaça das algemas do medo, que se jogue fora as armaduras e as máscaras e seja simplesmente o que se é. E, sendo o que se é, seja também muito mais feliz e inteira em cada momento vivido.

Depois que a gente lida com a morte de perto, principalmente com a morte repentina, passa a viver com muito mais intensidade cada segundo, passa a se dedicar com muito mais afinco a cada oportunidade de felicidade que aparece, passa a aproveitar com mais vigor os momentos bons e a entender que a gente precisa mesmo de coisas simples e corriqueiras, porque afinal é isso que importa, é isso que efetivamente conta.

Pode ser só um encontro com amigos ou um sorvete no calor da tarde; pode ser só um banho de piscina com os filhos ou um abraço apertado; pode ser um cineminha no fim do dia ou mãos dadas à beira mar, pode ser qualquer coisa desde que faça bem, desde que deixe a sensação de que se vive, desde que traga junto um pouquinho de quero mais, de vale a pena. Pode ser mínimo e máximo ao mesmo tempo agora. Pode ser único e inesquecível. Pouco importa.

Não se deve deixar passar as oportunidades de ser feliz que aparecem, não se pode deixar correr o tempo sem viver os sentimentos que surgem, não se pode simplesmente descartar essas pequenas epifanias que devolvem à gente o sentido de todas as coisas. É para isso que estamos aqui e só por isso.

3 comentários:

Mirys disse...

Cele:

Falando em aproveitar cada pedacinho das coisas boas do dia, me envolvi no projeto "10 em 10" e acho que saiu bem legal.

As fotos ficaram bem legais... mas eu TINHA QUE incluir um texto, pra explicar o inexplicável, né?....

Bjos e bençãos.
Mirys
http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2011/03/10-on-10-by-mirys.html

Thiago disse...

Simplesmente perfeito o seu texto! Bela (e muito verdadeira) a sua constatação.Pena que demoramos tanto para chegar a essa conclusão.Tem gente que disperdiça uma vida inteira e não percebe.Mais uma vez parabéns!

Isabelle disse...

Marcele, perdi uma pessoa querida esses dias...não tínhamos muito contato, mas foi de repente...Embora ela fosse idosa, a gente nunca se prepara, a gente nunca espera...
Verdade que cada detalhe deve ser vivido e aproveitado, cada vez mais enxergo isso!
Bjo!