quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Relicário de um imenso amor

Qualquer coisa que seja dita hoje, qualquer palavra humana será ainda muito pouco para falar do Thiago. Será pouco porque ele era infinitamente maior que tudo isso, ele era melhor, ele era mais e ele era só amor. Amor pela família, pelos amigos, pelos pacientes, pelo trabalho, pela vida. Ele era o filho que toda mãe queria ter, ele era o aluno mais dedicado, ele era o estudante disciplinado, ele era o ser humano solidário, ele era ombro, ouvido, mão amiga, ele era o melhor namorado, o genro que minha mãe sempre quis, um marido dedicado, um pai incrivelmente apaixonado, um profissional carismático...

Uma vez eu escrevi que o Thomás era a criatura mais doce que eu conhecia, e hoje eu vejo que eu estava enganada. A criatura mais doce que eu conheci foi o Thiago, o meu Thi, o mozinho, o bebeim. Ele tinha um sorriso estampado no rosto e sempre um SIM como resposta. Ele tinha força de vontade e brilho no olhar. Ele fazia a gente acreditar na vida, no homem e no futuro melhor. Ele tinha garra, ele tinha paixão, ele tinha vontade e ele tentava abarcar o mundo com as pernas, ele fazia do tempo um elástico em que ele podia realizar tudo o que quisesse e tudo com perfeição.

Pode parecer demasiado piegas neste momento afirmar que ele foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Mas a verdade é que foi com o Thiago que eu cheguei mais próximo do meu ideal de felicidade, foi com ele que sorri os meus mais sinceros sorrisos, foi com ele que construí meus sonhos mais palpáveis, foi com ele que fiz os planos mais concretos, foi com ele que eu desejei passar a vida toda, foi com ele que me encantei pela rotina, foi com ele que me tornei múltipla, foi com ele que acreditei que um grande amor pode dar certo para sempre, foi ele que me fez confiar de novo no outro, foi ele que me fez imaginar a velhice acompanhada, foi com ele que supus ter tudo que sempre quis e encontrado o meu lugar. Ele me fez crer que era pra sempre... Agora será.

Desde a última quarta-feira, uma música de versos tristes que a cantora favorita do Thi canta se repete na minha cabeça: “É tão difícil olhar o mundo e ver o que ainda existe, pois sem você meu mundo é diferente, a minha alegria é triste. Tantas vezes você disse que me amava tanto, tantas vezes eu enxuguei o seu pranto e agora eu choro só sem ter você aqui”.

Diante da terrível dor da perda, tudo mais se torna incrivelmente minúsculo, supérfluo, perecível. A sensação de impotência, de incapacidade, de sufocamento e de cansaço é inevitável. Mas quando penso que a dor vai me consumir, eu me lembro da vitalidade, da objetividade e de uma palavra que ele gostava muito de dizer pra mim: RESOLUTIVIDADE. Não adianta neste momento andarmos em círculos à procura de porquês. Não tem porquê, não tem resposta, não tem razão, não é compreensível. Não tem nada que aquiete nosso coração e não há remédio que diminua a nossa dor. Mas eu sei que ele me diria para nesse momento procurar uma solução e a que eu encontrei foi seguir em frente, um passo de cada vez, inspirando e expirando até que não lateje mais. Olhar os olhos dos meus filhos é compreender claramente porque preciso me manter de pé, não me permitir me abater.

Thi, sua moreninha, seu grandão e seu gorducho estão com um vazio gigantesco no peito, mas dentro em breve nossos sorrisos retornarão às nossas faces para homenagear e para reverenciar o exemplo do que há de melhor em um homem que tivemos em nosso lar.

12 comentários:

Flávia disse...

Tenho certeza que ele onde estiver está orgulhoso de vc. Suas palavras dizem tudo. Abraço

Thalita disse...

Tento me convencer que não posso chorar pq preciso te dar forças... mas não consigo segurar minhas lágrimas. Ontem, hoje de novo ao ler essa declaração de amor linda...

Como foi bom abraçar você, saber que vc tem uma voz tão doce... dá vontade de cuidar, rsrsrs.

Eu sei que estou sendo redudante, mas eu estarei aqui sempre que vc precisar e qdo nao precisar tb, te alugando com as minhas nóias, rsrs.

Minha querida, peço muuuito a Deus para que te de toda a força do mundo pra seguir adiante e passar pros seus pequenos o melhor de você e do Thi. E nessa caminhada, eu estarei sempre por perto! :)

Um abração bem fortão.

Anna Camila Nobre Gomes disse...

Você consegue escrever seus sentimantos de maneira tão preofunda e sincera que toca o coração de quem lê. Faz com que sejam repensados valores, desejos, angústias... que Deus te dê muita força pra continuar a sua jornada! Um abraço e muita paz !

C.L. disse...

Cele, minha amiga, querida. cheguei em casa ontem e fiquei pensando como você tinha conseguido ler tudo isso, escrever tudo isso, mas eu sei. Sei que quem te iluminou e te deu forças para conseguir escrever sobre tudo isso, para conseguir ir lá na frente e ler para aquela multidão de pessoas também inconsoláveis com a partida repentina de Thiago, foi ele mesmo. E sei que você sabe disso.

Amiga, eu já falei um milhão de vezes e vou falar quantas mais forem preciso: você não está nem nunca vai estar sozinha.O Thiago está e estará sempre com vocês, seja numa lembrança, no sorriso do Thomás - q é igual ao dele - no jeito sapeca do Mateus, no canto favorito dele da casa...ele vai estar sempre ao lado de vocês. E ele deixou contigo o bem mais precioso que ele tinha, o fruto do amor de vocês.

Realmente, como você disse, não temos que procurar os porquês, pois não vamos encontrar respostas e não vai passar a nossa dor, nosso sofrimento. Temos que seguir em frente, fortes e unidos.

Eu sou sua amiga e estou ao seu lado, pro que você precisar, a qualquer hora. Farei o possível e o impossível, se necessário for.

Te amo.

Continua e permanece com Deus e entrega toda a tua fé a Ele.

Unknown disse...

Marcelee..
Que palavras liindas,
confesso que nunca tinha visto uma declaração de amor tão linda!
Você tem se mostrado muiito forte, uma mulher de fibra..
Não a conheço mto, +pelo que pude perceber e nas suas palavras.
E concerteza onde o Thiago estiver vai estar mto orgulhoso de vc...
Deus abençõe vc e seus pequenoos...

Camilla Montoril disse...

Marcele,

estou a Km de distancia física,mas saiba que estou sofrendo junto com vc e pedindo a Deus que te conforte e te mostre o caminho agora.

Na verdade, acredito que Ele já está mostrando: qdo vc olha nos olhos dos seus filhos!

Um grande abraço!

Camilla

Unknown disse...

É descrever tudo isso realmente faltam palavras.Mas é como foi dito:"Ele fazia a gente acreditar na vida,no homem e no futuro melhor".
Foi com ele que vc viveu tanta coisa profundamente sincera. E não há nada melhor que ser amada tão intensamente e ver frutos tão lindos crescerem como Matheus e Thomás.
A vida vai seguir seu rumo,pq é assim q tem q ser.E vc ainda viverá diversas alegrias e retornará ao sorriso que tanto encantou ao Thiago.
E quanto a ele onde quer q esteja ele saberá q jamais estará sozinha,pois vc tem a muitos que amam vc e estarão sempre ao seu lado, na saúde e na doença,na riqueza e na pobreza,alegria e na dor!!!

Unknown disse...

Isso sim é uma homenagem.
E, mesmo conhecendo-o muito pouco, tenho essa mesma imagem dele que vc descreveu.
A vida é mesmo uma grande surpresa... nunca poderia imaginar que iríamos ter que dizer adeus tão cedo...
Mas não tenho a menor dúvida de que - mesmo vc não acreditando nEle - Deus irá tomar de conta de vcs três, como Ele sempre tem cuidado... ;)
Beijos!

Anônimo disse...

a cada dia que passa te admiro mais...torço, rezo e desejo que vc tenha forças para seguir em frente, pois tenho certeza que é exatamente isso q ELE espera de vc!

Mara disse...

Estou absorta! Extremamente impressionada e comovida. Sutilmente fui às lágrimas. Você não só tem facilidade com as palavras e não só chora com facilidade. Você também surpreende e faz maravilhas com esse poder mágico que é a palavra: escrita, ou dita (com certeza)! É sensível, simples e direta; sem meios...
Faz chorar, sendo extremamente sentimental sem ser piegas... Tem uma enorme capacidade de emocionar, de fazer refletir, de se fazer entender e acreditar que muitos dos pequeninos são realmente o futuro do amanhã. Mais um clichê. Mas esse, também funciona; pois você é parte integrante desse meio privilegiado. Você fala com alma e coração, Marcele. Fiquei deveras impressionada!
Nesse momento, a dor ainda “lateja” e o vazio toma conta... Mas concentre-se nas boas e belas recordações, e no que existe de mais belo que são os seus filhos, sua família e amigos. Dar as mãos é importante. Caminhar, se faz necessário.
Abraço forte menina linda, e muita força!
Mara (Mãe do Rafael).

Gabriel Leite disse...

Cele,

Te conheço desde 1999 e cada dia que passa me surpreendo mais com vc. Sempre te admirei pela sua garra, pela sua luta, pelo seu potencial...Agora, mais do que nunca, é o momento de vc lutar mais ainda...Conte com a gente...O Thiago estará sempre com vc. Bjos.

Gabriel Leite

Unknown disse...

Marcele, minha amada!!! Não a conheço pessoalmente mais sinto você bem perto de mim, pois sou amiga de Sofia, e venho acompanhando todo esse processo que vem passando a respeito da Perda do seu grande amor! Quero te dizer e isso comentei com a Sofia.... Você é abençoada, pois verdadeiramente conheceu o AMOR, e certamente foi muito AMADA! Enquanto tantas pessoas, tantas mulheres gostariam ter conhecido e melhor, sentido esse AMOR! Eu posso falar de mim.. fui casada durante 10 anos, com uma pessoa maravilhosa, posso dizer um irmão.. mais nunca um amor! e até agora, ainda não conheci alguém para sentir tamanho sentimento... mais COM TODA CONVICÇÃO O AMOR INCONDICIAL PELA A MINHA FILHA ESTE SIM! POSSO DIZER, É O MAIOR DE TODOS...Tenho uma linda filha de 7 anos, carinhosa, inteligente, cuidadosa, de um sorriso contagiante, onde foi sempre muito desejada, pois o meu MAIOR DESEJO ERA SER MÃE!
Minha linda, desejo a você FORÇA, FIRMEZA, PAZ NO TEU CORAÇÃO... Pois a tua missão continua com os teus lindos filhos....DEUS TE ABENÇÕE ABUNDANTEMENTE E NOSSA SENHORA TE CUBRA COM O SEU MANTO SAGRADO!!!! Estou torcendo aqui por você!!! Abç no seu coração!!!!Elana...