quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sobre esperança

A Mirys (Diário dos 3 mosqueteiros) lançou a campanha para que todos refletissem sobre as coisas que não podem faltar, de jeito nenhum nas nossas vidas. E eu refleti, conversei com meus botões e descobri que imprescindível mesmo é ter ESPERANÇA.

Não importa por que tragédias, dores, perdas, incômodos e dissabores se passou. O que conta é manter um olhar de esperança em relação à vida. Acreditar que o melhor está no porvir. Acreditar que o futuro trará gratas surpresas. É isso que faz com que as pessoas sigam em frente, mesmo diante de um momento absurdamente infeliz. Muitas vezes, a esperança se perde dentro da gente, se esconde nos nossos recônditos, some diante da crueza dos dias difíceis, mas é preciso encontrar um jeito de retomá-la e colocá-la à frente de tudo, enxergar o mundo através dela.

É a esperança que permite que a gente acredite no impossível, em milagres, na felicidade plena. É a esperança que faz com que a gente sonhe, planeje, projete e torne realidade. É a esperança que dá aquela sensação de que tudo vai dar pé, de que "tudo vai se realizar no ano que vai nascer". É a esperança que faz com que as pessoas estudem, trabalhem, lutem, progridam. Ela muda os tons de cinza dos dias tristes e permite que vejamos apenas o colorido de um futuro brilhante.

A esperança faz cosquinhas no nosso coração partido, quebrado, sangrando. A esperança reanima os doentes, os que perderam tudo. A esperança faz a gente querer superar e ir em frente; faz a gente antever o futuro em que tudo estará bem e em paz. É ela que motiva, que agita, que vibra dentro de quem não tem mais opções. A esperança é um bichinho verde que mora dentro da gente e a única coisa que devemos fazer é permitir que ele viva. De alguma forma, ela dá um jeito da gente não se perder, não sufocar, não ser engolido pelos problemas e desafios que nos são impostos.

Não consegui pensar em nada mais imprescindível que a esperança; porque a gente vive temporariamente sem amor, sem família, sem paz, sem grandes desafios, sem quase tudo. Mas nem temporariamente a gente pode perder a esperança de que tudo, absolutamente tudo, vai dar certo.  

Um comentário:

Yonara disse...

Ontem fui dormir com a sensação de que meus problemas são muito pequeninos ou sequer existem. Isto deve-se ao fato de ter visitado uma amiga que, aos 29 anos e mãe de um garoto de 2, acabou de descobrir uma leucemia. Está em tratamento e E-XA-LA uma força, fé e determinação descomunais. Fui ao hospital para dar uma força e quem me deu uma enorme lição foi ela. Fiquei pensando se esta força toda não é por causa de sua juventude; NÃO, NÃO É. Basta observar outras pessoas doentes, de idade mais avançada, e a força na maioria das vezes, é a mesma. A verdade é que ninguém quer se entregar. Adormeci e acordei pensando nela, na esperança presente em seus olhos verdes (o que não deve ser mera coincidência) e no sorriso cheio de vida. De manhã, ao ler o blog da Marcele Alencar, eis a surpresa: o tema de hoje era justamente ESPERANÇA.

Marcele, pode crer, ela vai tornar-se uma leitora assídua tbm.